IPTU Joinville 2021: Consulta, 2 via, Prefeitura

Contribuinte que possui imóvel ou terreno em seu nome, o pagamento do IPTU 2021 Joinville já começou. Nesse ano, segundo a Prefeitura Municipal, mais de 232 mil carnês foram lançados. Em 2021, o tributo recebeu um reajuste de 2,80%, por conta da inflação de valores dos últimos 12 meses, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Quer saber mais sobre IPTU 2021 Joinville? Então continue lendo esse artigo até o final.

IPTU Joinville 2021 (SC)

IPTU Joinville 2021 (SC)

O que é IPTU 2021 Joinville?

O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana é um tributo essencial para a cidade. É por meio dele que a gestão municipal consegue arrecadar recursos para os cofres públicos, que serão aplicados dentro do município.

O IPTU 2021 é um tributo obrigatório para contribuintes que possuem terrenos e imóveis. O não pagamento dele é considerado crime de sonegação, e pode gerar uma série de processos judiciais, incluindo até mesmo a perda do bem. Por isso é essencial mantê-lo em dia.

IPTU 2021 JOINVILLE

IPTU 2021 JOINVILLE


Prefeitura Joinville IPTU

Para 2021, a Prefeitura estima que sejam arrecadados cerca de R$ 190 milhões. Todos os valores são revertidos em melhorias para Joinville. Entre as ações que podem ser realizadas estão: ampliação de atendimento de saúde, pavimentação, construção de escolas, iluminação entre outros.

Portanto, fique em dia com o seu IPTU 2021, afinal de contas, é através dele que você dará a sua contribuição para que o seu município cresça e se desenvolva melhor com o passar dos anos.

Prefeitura Joinville

Prefeitura Joinville

Leia Também:

Segunda Via IPTU 2021 Joinville

Geralmente, os contribuintes recebem o carnê do IPTU Joinville em suas casas. Contudo, caso você não tenha recebido, ou tenha extraviado o documento, é possível fazer a emissão da segunda via pela internet. Quer saber como?

Então confira abaixo o passo a passo que preparamos e veja como fazer a emissão da segunda via do seu IPTU Joinville:

  • Passo 01. Acesse o site E-IPTU por meio do link: www.joinville.sc.gov.br;
  • Passo 02. Clique em “Obter 2ª via do carnê de IPTU”;

    Obter 2ª via do carnê de IPTU

    Obter 2ª via do carnê de IPTU

  • Passo 03. Selecione “Acesso Rápido”;

    Acesso Rápido

    Acesso Rápido

  • Passo 04. Informe o CPF ou CNPJ do titular do documento;
  • Passo 05. Digite o número da sua Inscrição Imobiliária;
  • Passo 06. Clique em Login e depois Emitir 2ª via IPTU Joinville.
Faça o login

Faça o login

Seguindo corretamente os passos descritos acima, você será redirecionado para uma nova janela onde terá acesso as guias de pagamento. Basta salvar em PDF e imprimir os documentos.

Saiba também como consultar:

Consulta IPTU Joinville 2021

Consulta IPTU 2021É importante se organizar, para que o IPTU Joinville não fique em atraso. Sendo assim, é importante saber a data de vencimento, assim como, realizar a consulta do IPTU.

O problema, é que nem todos sabem como fazer esta consulta. Se você é uma delas, não se preocupe, pois abaixo montamos um passo a passo para você aprender como fazer a consulta do seu IPTU 2021 Joinville via internet. Confira:

Após seguir os passos acima, uma nova janela irá se abrir. Nela, você poderá consultar todas as informações relativas ao IPTU Joinville, desde os valores das parcelas até a data de vencimento de cada uma.

Além de saber como consultar o valor do seu IPTU Joinville, é importante também conhecer as formas de pagamento desse imposto.

Basicamente, você pode pagar o IPTU em cota única ou parcelado, sendo que no primeiro caso, você ainda recebe alguns descontos especiais, que tornam o valor desse imposto ainda mais em conta.

Lembrando que, estes descontos somente serão válidos em caso de pagamento dentro do prazo, do contrário, o valor a ser pago será o que consta no carnê, acrescido de multas e juros equivalentes ao tempo de atraso do pagamento.

Como Pagar IPTU 2021 Joinville

Uma vez que você tenha o carnê ou guias do IPTU Joinville em mãos, basta ir até a casa lotérica mais próxima e efetuar o pagamento. Também é possível quitar o tributo em uma das agências bancárias credenciadas da região.

Se preferir, é possível realizar o agendamento do pagamento da guia através do Internet Banking. Além de mais prático, você evita multas e taxas por conta do atraso da quitação.

Pagamento IPTU

Pagamento IPTU

IPTU Joinville Dívida Ativa

Você sabia que a cidade de Joinville tem como fazer reajuste no valor da Dívida Ativa do IPTU? Isso mesmo! Agora já é possível regularizar as dívidas abertas com seu município.

Os contribuintes podem fazer a renegociação dos débitos ativos com a prefeitura e obter descontos de 100% nos juros e taxas.

A dívida Ativa é basicamente, um cadastro do governo que possui informações das pessoas que têm débitos com os governos: federal, estadual e municipal.

O não pagamento das dívidas gerará várias restrições e multas, como negatividade de crédito, suspensão de serviços e inclusão do CPF no SPC e Serasa.

O não pagamento do IPTU pode ser prejudicial na vida pessoal. Por exemplo, caso venha solicitar um crédito, não será possível, visto que, seu nome está localizado na dívida Ativa IPTU 2021 Joinville. Sem deixar de mencionar que o nome ficará na lista dos negativados, SPC e Serasa.

Como qualquer outra lei, há consequências do não pagamento. Caso seja pessoa Física ou Jurídica as causas são as mesmas como:

  • Juros abusivos;
  • Nome no SPC e Serasa;
  • Multas e encargos;
  • Restrições de créditos;
  • Execução fiscal.

A dívida deve ser feita quitada assim que tomar conhecimento da sua existência. Visite o site do órgão da sua cidade ou entre em contato para saber como efetuar o pagamento ou emitir a segunda via na internet.

Caso esteja com problemas com seu município e deseja quitar as dívidas, procure a Secretária de Fazenda para lhe orientar aos contribuintes inscritos na dívida Ativa que compareçam à Prefeitura para negociar os débitos ativos, evitando comparecer em cartórios.

Se por ventura haja discordância no pagamento, é de extrema importância que o responsável compareça na Secretaria da Fazenda com documentos que deverão ser analisados.

Dúvidas

Caso você tenha alguma dúvida sobre o IPTU Joinville, basta comparecer até o Setor de Atendimento Fazendário, localizado na Av. Hermann August Lepper, número 10. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Se preferir, também é possível entrar em contato via telefone pelo número (47) 3431-3333.

Leave a Reply